Eu Escolho Conquistar

Seja bem vindo, seja bem vinda ao vlog Eu Posso, Sim!

No post da semana passada falamos sobre o conceito da Zona de (Des)Conforto e a definimos como um ponto imprescindível ao sucesso e a conquista. Neste post, vamos concluir o raciocínio sobre a Zona de (Des)Conforto. Por isso, se você ainda não assistiu, leu ou ouviu o post anterior, você pode assistir “Quem quer dinheiro”: A Zona de (Des)Conforto acessando o post aqui antes de ler, assistir ou ouvir este post.

Hoje, vamos tratar da auto-flagelação (ops!)… vamos tratar da escolha do tipo certo de desconforto que devemos mergulhar. Como sabemos, o caminho para o sucesso depende da vivência de certos desconfortos. Eu disse “certos desconfortos”, não qualquer desconforto. A escolha do desconforto deve ser estratégica para cumprir nossa jornada rumo à conquista.

Em nossa cultura, ocidental, aprendemos cedo quão importante é o estabelecimento de metas. Em palestras, diversos profissionais fazem questão de destacar este ponto que, de fato, é muito importante. Só há um problema no estabelecimento de metas: pouco importa eu criar uma meta se ela não está ligada a um sonho que possuo. Se eu não tenho capacidade de sonhar, minhas metas serão vazias, pois não há sentimentos e emoções envolvidos. Por outro lado, sonhar sem metas é como se eu estivesse revivenciando minha infância, com meus 5 a 7 anos, onde a fantasia domina minha realidade.

Sonhar é combustível, criar metas a partir dos sonhos é entrar no carro. Agora, é necessário dirigir, agir, ir para a ação!

Na cultura oriental, diz-se que o importante é o caminho, pois se observarmos o caminho, temos a vantagem de ver as placas e guiar nossos passos para acertar ao máximo. Na cultura ocidental, como eu disse acima, a meta é o importante. Mas para as pessoas de sucesso, observar os próprios passos ao longo do caminho, ir guiando e ajustando a direção voltada a um objetivo bem definido, visualizando a meta é o segredo. Pessoas de sucesso juntam as duas ideias.

Assim, um esquema que te ajudará a colar esta ideia em sua mente é:

O Sonho deve te conduzir à Meta que deve te levar a Resultados. É um ciclo, pois a cada resultado um novo ajuste no Sonho pode ser feito e isto fará com que a Meta seja ajustada trazendo novos resultados. Percebe que a cada resultado diferente do habitual temos uma conquista, um sucesso?

Um dos principais segredos para se conquistar uma meta é subdividi-la em sub-metas e é exatamente neste ponto que escolheremos o desconforto estratégico que iremos vivenciar. Por exemplo, para empreender, talvez me falte algum tipo de conhecimento que terei que aprender e isto exigirá de mim investimento de energia – mental, física e/ou financeira. Será uma sub-meta desconfortável, mas ela é estratégica para que eu prossiga com o meu plano.

Deste modo, agora, respire lentamente. Você pode até fechar os olhos, pois uma nova convicção está sendo plantada em sua mente. Uma convicção poderosa, capaz de fazer derreter do gelo do medo, transformando-o gradativamente, a cada respiração, em uma força magnífica. Esta nova convicção é a certeza de que você deve fazer o que é necessário rumo ao seu sucesso pessoal e perceber que escolher o desconforto estratégico é que irá criar uma nova realidade para você.

Na próxima semana teremos um post em que sairemos da via profissional e iremos para a via pessoal.

Quero agradecer a todos e todas que estão compartilhando o vlog Eu Posso, Sim! nas redes sociais e avisar que em breve irei lançar um bônus para todas as pessoas que se inscreverem aqui no Vlog. Também quero agradecer às pessoas que estão assinando o vlog para receber as atualizações por email.

Comente aqui embaixo. Seus comentários são muito importantes para mim, acredite.

Até a próxima semana!

João Lins.

Anúncios

6 comentários sobre “Eu Escolho Conquistar

  1. Olá velho amigo, gostaria de parabenizá-lo por esse trabalho magnífico.Muito interessante seu post sobre metas e desconforto, é preciso abrir-se ao pensamento diferenciado e carregar consigo as pedras dos caminhos que nos leva ao sucesso, disse carregá-las,pois só assim é possível sentir o peso que o sucesso almejado nos traz, e os esforços que passamos a adquirir ao longo do percurso.
    Sem luta não há glória, o importante é trilhar esse caminho rumo ao sonho com o desejo de alcançá-lo, utilizar as ferramentas corretas para atingi-los também faz parte dessa busca.
    Torno-me agora adepta de teus posts…continuo a seguir e ir em busca do meu sonhado objetivo.
    Grande abraço.

  2. Pingback: O que você quer ser: Pássaro ou lesma? | Eu Posso, Sim!

  3. Gostei do vídeo! Minha meta é passar e ser nomeada num concurso público, por isso minha a zona de desconforto são horas de estudo todos os dias…. diariamente preciso trabalhar meu psicológico e buscar forças para continuar! Seu vídeo foi um instrumento de motivação para hoje!

    • Cristiane,

      É muito bom saber que você já possui uma meta bem definida. Este é um passo essencial à ação de conquista.
      Desejo que a força que você carrega, todos os dias se renove.

      Indico-lhe que faça o download de meu e-book “Como Transformar Sonhos em Ouro: seis passos para a transmutação do desejo” se ainda não o fez. É só ir na aba “E-book Grátis” e seguir as instruções.

      Força e Sucesso!

    • Cláudia Domingues,

      Obrigado pelo comentário.
      E sempre que tiver dúvida ou quiser acrescentar conhecimento, sinta-se totalmente à vontade para contribuir com nossa comunidade.

      Até a próxima!

Compartilhe seu conhecimento ou deixe suas dúvidas aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s