Comunicação Estratégica: a força do diálogo interno

Seja bem vinda e seja bem vindo ao vlog Eu Posso, Sim!

Na semana passada, tratamos sobre um tema muito importante quando falamos do sucesso. Falamos sobre o temido fracasso. E hoje, já sabemos que esse temor pode ser convertido em força. Se você ainda não viu/leu/ouviu, vá até o post “Fracassei. E agora?” e aprenda sobre a função do fracasso para o seu sucesso.

Hoje, inicio este post perguntando a você o seguinte: você já se percebeu conversando consigo mesmo/consigo mesma sobre alguma ação a ser tomada? Com voz baixinha ou mesmo no pensamento você diz algo mais ou menos assim: “será que eu devo fazer isto?”. E você inicia um diálogo consigo mesmo/consigo mesma.

Certa vez, encontrei um amigo e disse a ele: cara, tô precisando conversar com você. E ele olhou para mim como se tivesse me dizendo “pode falar, eu escuto”. E mandei bala! Comecei a falar um monte de coisas que eu queria compartilhar para que ele me ajudasse com alguma ideia.
Então, no meio da conversa percebi que ele estava em outro lugar… quer dizer… o corpo dele estava lá, mas sua mente estava viajando para algum outro planeta ou, se estivesse por perto, estava indo para a lua.
Foi quando perguntei a ele se estava tudo bem. Travamos outra conversa, agora com ele me contando o que estava ocorrendo com ele.

Vamos voltar para a situação inicial desta experiência que te contei e perguntar o seguinte: o que estava acontecendo na mente deste meu amigo enquanto eu estava contando minha situação?
Ele estava travando um forte diálogo consigo mesmo. Isto mesmo. Ele, com ele mesmo – sem Irene, certo? – dialogando fortemente sobre algo que o preocupava.
Dizem que quem conversa sozinho é doido, não é? (risos)
Garanto que se a sua situação é esta, você está perfeitamente saudável!

Hoje iniciaremos uma reflexão sobre a comunicação. Entenderemos como ela se estrutura e como tirarmos proveito desta estrutura. E para começo de conversa, vamos desmistificar a ideia de que ao nos comunicarmos com nós mesmos não existe comunicação. Há, e eu diria que é a comunicação mais determinante que temos, é o que chamamos de diálogo interno.

O conteúdo do seu diálogo interno determina as ações que você executa; e estas ações determinam se você terá sucesso em suas ações diárias ou não.

Por isso, vamos começar a decodificar a comunicação geral e, depois, vamos aprofundar.
Você deve se recordar que para haver comunicação deve haver um emissor, um meio/canal e um receptor, certo?

Esquema Geral de Comunicação Vlog Eu_Posso_Sim

Eu pergunto a você: e esse modelo está completo?

Você, logicamente, pode estar respondendo agora que falta a informação. Isso mesmo. Vamos incluir aqui a INFORMAÇÃO.

Sistema Comunicacional com Informação

Sistema Comunicacional com Informação

E agora, está completo? Ficou mais difícil responder, não foi? É por que isso a gente não aprende na sala de aula, mas aprendemos com a observação.

Vamos pensar aqui. Se este modelo com Emissor, Meio, Receptor e Informação estivesse completo, então a informação que sai do emissor chegaria do mesmo modo ao receptor. Se o emissor dissesse “blá, blá, blá”, seria isso que o receptor receberia. Mas não é isso que ocorre. O receptor pode até entender algo como “elefante-verde-com-asas-no-céu-passando-lentamente”. (Ufa!)

Ora, então está faltando algo neste modelo de comunicação e que faz toda diferença para o resultado dela.

Bem, este algo será trabalhado na próxima semana. E você, tem ideia do que é?
Quer contribuir com o seu conhecimento na nossa comunidade? Ponha suas ideias aqui embaixo nos comentários. Isso ajuda a comunidade que acompanha o vlog Eu Posso, Sim! e me ajuda com o Vlog porque aumenta a credibilidade dele diante do Google.

Que tal receber a continuação desta reflexão no conforto de seu email? É só assinar o Vlog para acompanhar.

Até a próxima semana!
João Lins.

Anúncios

2 comentários sobre “Comunicação Estratégica: a força do diálogo interno

    • Olá, Delcio!

      O código está inserido na informação. Se temos a informação que chega até o Receptor, então temos que o código está presente.

      Acompanhe o Vlog Eu Posso, Sim! assinando-o.
      Muito obrigado pelo comentário e pela visita,
      João Lins.

Compartilhe seu conhecimento ou deixe suas dúvidas aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s