O Momento que Você deve se Ajoelhar

“Se as pessoas ao seu redor não o ouvirem, ajoelhe-se aos seus pés e peça-lhes perdão, pois na verdade é você o culpado.” Fiodor Dostoiévski

Saudações!

É bom ter você aqui conosco. A primeira coisa que vou fazer é sugerir que você se inscreva aqui no vlog. Estou preparando conteúdos exclusivos para os assinantes do vlog Eu Posso, Sim! Tenho feito estudos a partir de descobertas americanas e vou transformar estes estudos em um curso EXCLUSIVO para você que deseja ardentemente obter sucesso.

Na semana passada, fechamos nosso conteúdo sobre Comunicação Estratégica. Se você ainda não viu/ouviu/leu, sinta-se totalmente à vontade para acompanhar a videoaula 1, videoaula 2videoaula 3videoaula 4 da série.

Bem, há algumas semanas, falei sobre a escolha estratégica das ações quando tratei da Zona de (Des)Conforto. Para aprofundar estas ideias, vamos pensar em nosso dia-a-dia, pois é nele que construímos nosso sucesso.

Em minhas aulas presenciais, é comum eu perguntar às minhas turmas o seguinte:

Se formos arrumar em grau de sucesso os seguintes profissionais (político, professor e empresário), quem ocuparia o primeiro, segundo e terceiro lugares?

A organização, após algumas discussões, fica assim:

Resultado de Enquete em Aulas Presenciais - Vlog Eu Posso, Sim!

Resultado de Enquete em Aulas Presenciais – Vlog Eu Posso, Sim!

Consideramos, nestas reflexões, a média dos profissionais.

A Teoria dos Sistemas considera que

O Elemento mais flexível do Sistema domina o Sistema.

Então, para complementar a reflexão com as turmas, após a revelação da Teoria dos Sistemas, pergunto:

Destes três profissionais, qual o mais flexível na sua opinião (em termos de comportamento)?

E, mais uma vez, as turmas são quase unânimes falando em alto e bom som:

“O político!”

Então, a Teoria dos Sistemas, criada para elementos não humanos pode ser transposta para o mundo humano perfeitamente.

E vale dizer que ser flexível em termos de comportamento é ter a capacidade de se adaptar a ambientes diferentes. Imagina se você usar o padrão de comunicação que você usa em casa quando estiver no ambiente da escola/faculdade ou se você usar o padrão de comunicação de um ambiente de festa quando estiver no ambiente de casa, por exemplo.

Isto demonstraria que falta a você a capacidade de interpretar novos papéis e que, portanto, tem baixa flexibilidade de comportamento. Quanto mais papéis sociais você consegue interpretar, mais força de conquista e sucesso você possui.

É como Dostoiévski afirmou:

“Se as pessoas ao seu redor não o ouvirem, ajoelhe-se aos seus pés e peça-lhes perdão, pois na verdade é você o culpado.”

Eu complemento esta ideia dizendo que se o ato de se ajoelhar, além de ser um reconhecimento da culpa que temos por falhar em nossa comunicação, pode também significar alcançar o objetivo da comunicação. Então, submeter-se pode ser sinônimo de sucesso. Pense nisto como estratégia.

Às vezes, um passo para trás significa impulso para saltar três passos à frente.

Agora, que você sabe o momento em que deve se ajoelhar. Vamos tratar do momento em que você deve se manter de pé, mas dançar suavemente a música do ambiente.

Se o ritmo do ambiente é um Rock, não fará sentido você se movimentar em Reggae. Ou se o ambiente for um Forró, faria sentido movimentar-se em Tecnodance?

Certamente que não. Quanto mais ritmos você tiver a capacidade de dançar, quanto mais papéis você for capaz de interpretar adequadamente ao ambiente, tanto maior será o impacto da sua comunicação.

Lembro a você:

É possível construir relacionamentos sem comunicação adequada? E é possível obter sucesso sem relacionamentos?

Para você possuir a capacidade de ampliar sua habilidade de interpretar papéis, padrões mentais deverão ser transformados.

Aprimore-se. Melhore-se. Evolua.

Para te ajudar neste ponto, compartilho com você o e-book Como Transformar Sonhos em Ouro: 6 passos para a transmutação do desejo. Neste e-book, você irá encontrar um poderoso caminho para conquista do sucesso, pois esse conhecimento foi extraído dos padrões de comportamento de pessoas de sucesso espalhadas pelo mundo e que são de diferentes épocas.

Para finalizar nossa postagem, vou te indicar que assista a um filme chamado “Obrigado por Fumar”, uma reflexão fantástica sobre um vendedor que possuía uma flexibilidade moral ultrajante. Mas apesar disto, há um profundo ensino arraigado no decorrer do filme.

Desejo muito sucesso para você!

Até semana que vem!

João Lins.

Anúncios

Compartilhe seu conhecimento ou deixe suas dúvidas aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s