Já Pensou se Existisse uma Fórmula do Sucesso? Conheça os 5 comportamentos que levam vencedores ao sucesso

Saudações a você!

Seja bem vindo e seja bem vinda ao vlog Eu Posso, Sim!

Em primeiro lugar, vou te explicar a ausência de postagem nas duas semanas passadas, incluindo a publicação do podcast #PapoSério. Recebi uma proposta de emprego (ou melhor, de empresabilidade) que está mudando minha vida e da minha família e assim que tudo se estabilizar eu estabilizo as publicações aqui. Mas o importante é que eu garanto a publicação frequente de conteúdos qualificados aqui no vlog.

Vamos à postagem de hoje!

Você já parou para pensar que a única coisa que separa um ser humano do outro é a diferença fisiológica? Que o limite de cada um de nós tem a ver com o limite do corpo? Que a nossa biologia é a única barreira real ao nosso sucesso? E que a nossa mente é a única arma que temos para superar esta barreira real?

Imagina você que possui menos de 1,65m e sonha em jogar basquete profissional como um Michael Jordan…

Pergunto:

Qual a maior impossibilidade que você possui?

Se você respondeu “a fisiológica”, acertou!

Agora, imagine nós, humanos. Não temos nada de especial na Natureza, como garras, dentes grandes para nos proteger, ou asas para voar, etc. Esses são limites fisiológicos, biológicos. Assim, pergunto: como conseguimos chegar até este momento da História se mal temos fisiologia para nos proteger de bichos de médio e grande porte?

Se você respondeu “com a inteligência”, acertou novamente.

Parabéns!

Eis nosso grande diferencial para que tenhamos avançado como espécie. E essa é a nossa mais poderosa arma na conquista do sucesso, nossa inteligência, nossa mente.

Eu separei os 5 comportamentos que fomentam o sucesso e irei falar sobre cada um deles em detalhe. São eles a vontade, a disciplina, o esforço, o foco e a persistência. Esses cinco comportamentos se relacionam criando uma rede entre si que potencializa um ao outro. E essa potencialização gera uma energia que constrói o sucesso pessoal que você tem buscado. Note que todos estes comportamentos advêm de uma capacidade mental, a capacidade de usar a sua inteligência ao seu favor mudando hábitos e forma de pensar.

Neste post, irei falar sobre eles de forma introdutória, posteriormente irei dissecar todos eles para você.

Vamos lá!

Vontade

Somos seres de vontade, pois somos seres que possuem egos. Nossa vontade é governada pelo ego que possuímos. Se você tem vontade de trabalhar em algum local ou em uma função específica, é por que isto agrada ao ego, se alinha ao ego; se você tem “preguiça” de executar alguma função ou trabalho, é por que isto desagrada ao ego; se você tem vontade de comer uma comida agora e quando você vai pegá-la alguém derruba o alimento no chão, isto irá ser frustrante e desagradará ao ego, logo você se irritará.

Ego, ego e ego.

A vontade tem tudo a ver com Ego e iremos dar detalhes maiores no próximo post. Prepare-se.

Disciplina

Dizia, o Renato Russo, em uma das letras do Legião Urbana, que “disciplina é liberdade”. Aliás, esta é uma das letras que mais curto em Legião Urbana.

Quem possui disciplina se aproxima e conquista o sucesso. Mas por qual motivo?

O motivo é que nós, humanos, somos amantes da preguiça. Quase me sinto forçado a afirmar que a preguiça é instintiva. Mas como todo comportamento humano pode ser mudado, também podemos afirmar a possibilidade real de obter sucesso através da disciplina.

Assine o vlog Eu Posso, Sim! e acompanhe o desenvolvimento deste tema no próximo post.

Esforço

Até o momento você entendeu a função da vontade e da disciplina na conquista do sucesso. Mas imagina vontade e disciplina se não nos empenhamos para fazer acontecer? Sem esforço, nem a vontade, nem a disciplina acontecerá de forma a causar algum efeito de sucesso.

Mas o que é, realmente, o esforço?

Assine o vlog Eu Posso, Sim! para acompanhar o desenvolvimento de mais este comportamento do sucesso.

Foco

Quando viajamos sem destino estamos gastando dinheiro, energia e tempo. Como diz o coelho da Alice, “se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”. Este comportamento é um princípio que encontramos na Natureza. A água, simples (duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio) e levemente, com foco, gota a gota perfura rochas de alta dureza.

Vamos aprofundar mais sobre este aspecto mais à frente.

Acompanhe-nos.

Persistência

Persistência é o uso estratégico da inteligência que você possui. A palavra “persistir” vem com um prefixo – per – que gerou a palavra “por” na língua portuguesa, e tem o sentido de “através”. Persistência é sua capacidade de atravessar um muro, uma barreira. Imagine um muro à sua frente. Para atravessá-lo o que você imagina?

Se você imaginou derrubá-lo de forma mágica como numa explosão, então falta-lhe persistência.

Assine o vlog Eu Posso, Sim! para saber mais sobre este comportamento.

Até o próximo post!

João Lins.

Anúncios

3 comentários sobre “Já Pensou se Existisse uma Fórmula do Sucesso? Conheça os 5 comportamentos que levam vencedores ao sucesso

  1. Pingback: Os Insistentes são chatos, não é? Mas o que isso tem a ver com Sucesso? | Eu Posso, Sim!

  2. “- Por minhas orelhas e bigodes, está ficando muito tarde!”, disse o Coelho Branco.

    Tempo. Será que temos tempo? Para cuidar de perceber a vontade, organizar-se e ser firme em disciplina, manter a mente positiva, pôr em foco as prioridades da vontade e persistir? Tempo, tempo, tempo, tempo. Sempre visto como inimigo. Acredito na visão de aliado.

    Estes 5 comportamentos são cíclicos. Vez ou outra eles se alternam nos ciclos para que novos comportamentos surjam. Creio que haja, também, algo de espiritual intrínseco ao modo como reconhecemos, lidamos e movemos cada um deles.

    Sucesso, João!

    • Gabriella,

      É bom ler as palavras de uma leitora de Alice e do Coelho.

      Sabe, de uma coisa? Quando você menciona “espiritual” vem-me à mente a rede que é formada através destes 5 fatores.

      Obrigado pelas palavras,

      João Lins.

Compartilhe seu conhecimento ou deixe suas dúvidas aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s