Dissecando os 5 Comportamentos do Sucesso: Vontade e Disciplina

Seja bem vindo e seja bem vinda ao vlog Eu Posso, Sim!

 

Vontade, disciplina, esforço, foco e persistência se relacionam criando um forte intrincado que cria uma rede protetora e fortalecedora de sua vida. Quando administradas ao seu favor, produz efeitos incomparáveis.

A vontade é a energia propulsora, é o combustível. O esforço é a utilização desta energia transformando-a em movimento. A disciplina te ajudará a se movimentar de forma padronizada no tempo. O foco te ajudará a usar essa movimentação padronizada no espaço, no mundo material, palpável, num local exato. E a persistência é como uma membrana, uma capa protetora de todo esse sistema, ela coordena para que a palavra desistência seja apagada do dicionário mental que possuímos. Os 5 Comportamentos do Sucesso te conduzirão à conquista quando usados de forma conjunta.

Por este motivo que irei dissecar cada um deles aqui no vlog Eu Posso, Sim!

 

Vontade

Como eu disse no post passado, somos seres de vontade, pois somos seres que possuem egos. Nossa vontade é governada pelo ego que possuímos. Se você tem vontade de trabalhar em algum local ou função específica, é por que isto agrada ao ego; se você “tem preguiça” de executar alguma função ou trabalho, é por que isto é desprazeroso ao ego; se você tem vontade de comer uma comida agora e quando você vai pegar alguém derruba o alimento no chão, isto irá ser frustrante e desagradará ao ego, logo você se irritará.

O ego tem a força de mover você a executar algo. A motivação que você possui passa pelo ego, deve ser harmônica com o ego, deve agradar ao ego. Mas nem sempre o que necessitamos fazer é o que temos motivação para fazer. Em outras palavras, nem sempre o que te levará ao sucesso é o que você possui disposição para fazer, entende? Há um bicho de unhas grandes que gruda nas costas de muita gente e se chama preguiça!

A Vontade é um dos cinco comportamentos do sucesso exatamente pelo fato de que sem vontade você não sairá do lugar, ficará sentado e engordando na frente da televisão alimentando sua frustração consigo mesmo e isto te levará a ter um tédio terrível e, logicamente, uma preguiça insuportável.

A Vontade, portanto, deve ser governada por você. Você deve ativá-la fortemente para que ela supere qualquer milímetro de desânimo ou falta de energia para executar a tarefa necessária. A dica é buscar em tudo que for necessário ser feito, elementos que se ajustam ao ego. Por exemplo, se você está estudando para concurso público, há momentos que a motivação estará em falta. Lembre-se das vantagens financeiras e sociais de estar ocupando um cargo público, visualize-se já de posse do cargo, use o poder da imaginação para isto. Aproveita e baixe o e-book “Como Transformar Sonhos em Ouro: 6 passos para a transmutação do sucesso”, onde ensino como usar a imaginação para obter sucesso pessoal.

 

Disciplina

Vou reafirmar, pois é importante: nós, humanos, amamos fazer nada, dormir, comer, sentir prazer sem esforço, etc. E como amantes da preguiça, destacam-se os humanos que conseguem viver fora deste padrão. Quer dizer, todos nós amamos a vida preguiçosa de “sombra e água fresca”, mas esta vida é improdutiva, não gera riqueza em nenhum nível, seja financeiramente, socialmente ou em termos de saúde.

Somente quem quebra o padrão “preguiçoso de ser” é que avança rumo ao sucesso.

O que é um hábito?

É a repetição de um comportamento pelo simples fato de ele ser confortável. Se você não tiver costume com um determinado comportamento significa que ele ainda não se tornou um hábito, logo ele está fora do padrão “preguiçoso”. A sua tendência natural é deixar de fazer e voltar ao padrão anterior – “preguiçoso”. Assim, a sua tendência natural é não evoluir, é ficar na mesma.

Para que você tivesse a capacidade de ler, quando criança você teve que se esforçar muito para dar conta de ler com a capacidade que você possui hoje. E hoje, quase nenhuma energia é empregada. Antes não era um hábito, mas ler se tornou um, por isso hoje ler é confortável.

Imagine que ao redor de você existe uma energia, um campo de força. Quanto mais você aprende coisas novas, hábitos novos, mais você amplia o campo de força. Para ampliar seu campo de força em relação à leitura, por exemplo, adquira o hábito de ler em outra língua. Será desconfortável no início, mas em breve se tornará um hábito. Adquirir novos hábitos é como ampliar nosso campo de força. Mas para criar novos hábitos, necessitamos da ajuda da disciplina, sem ela não teremos a liberdade, seremos sempre prisioneiros de nossa biologia preguiçosa.

Quer se tornar um exemplo em disciplina? (Não, não preciso te incentivar a servir as Forças Armadas, apesar de ser uma ótima opção.) Minha dica pessoal é que você use ferramentas do dia-a-dia para se disciplinar. Por exemplo, você gostaria de ir à academia todos os dias da semana, mas acordar cedo é complicado para você? Então, pega teu despertador, prepara ele para o horário certo. Antes de dormir, deixe-o distante o suficiente para que você não o alcance sem se levantar.

O despertador alarmou e você foi desligá-lo. Já que você teve que se levantar para desligar o despertador, aproveita e pega o tênis. Sua meta é calçá-lo e amarrar os dois cadarços. Se quiser, tome um banho frio antes. Se pensar em banho quente, deixa para lá, vá para academia sem banho mesmo. Mas antes, ponha uma nota de R$50,00 no bolso.

Malhe o tempo necessário. Assim que terminar, acerte com seu/sua personal trainer um trato. Entregue os R$50,00 para ele/ela e diga que vai pegar amanhã quando voltar para malhar. Diga mais, diga que se você não for buscar, que o/a personal trainer pode ficar com o dinheiro.

Repita esse padrão e me diga que resultado você conseguiu.

No próximo post vou dissecar mais comportamentos do sucesso.

Até lá e se cuida!

João Lins.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Dissecando os 5 Comportamentos do Sucesso: Vontade e Disciplina

  1. Pingback: O Segredo dos 5 Comportamentos do Sucesso | Eu Posso, Sim!

Compartilhe seu conhecimento ou deixe suas dúvidas aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s