O Segredo dos 5 Comportamentos do Sucesso

Seja bem vindo e seja bem vinda ao vlog Eu Posso, Sim!

Nesta postagem, vamos finalizar nosso trabalho de detalhamento dos cinco comportamentos que fazem a diferença real nos resultados que obtemos. Para obter sucesso, devemos concentrar nossa energia naquilo que é realmente necessário.

Imagina a pessoa que trabalha com vendas e oferece seu produto para um público que não tem o perfil necessário. Digamos, uma vendedora de lingerie que aborda, em sua maioria, homens. Apesar de se tratar de humanos, o resultado é quase matemático, não haverá sucesso. Para ter sucesso, essa vendedora terá que concentrar suas energias no público que tem potencial real de compra. Por isso, hoje você acompanhará as ideias que colhi sobre o Esforço, o Foco e a Persistência. Se você quiser saber sobre Vontade e Disciplina, veja o POST ANTERIOR  acessando agora.

Esforço

Quando nos esforçamos, estamos dizendo para nós e para o Universo o quanto aquilo é importante para nós. Convenhamos, a gente reconhece quem não tem interesse em algo pelo simples fato de haver ou não haver esforço. E nem adianta dizer que você tem um determinado sonho e que ele muito forte se você não emprega energia para fazer acontecer. Desculpe a sinceridade, mas seu sonho é só um sonho infantil e precisa amadurecer para se concretizar no mundo real.

O Universo é energia (e não estou reinventando a Teoria da Relatividade de Einstein). Para haver matéria, energia deve ser condensada, comprimida. Logo, matéria é energia, você sabe disto. E como você irá materializar um sonho? (Lembro-lhe que sonho é feito de pensamento, energia).

É preciso empregar esforço para comprimir esta energia e transformá-la em algo material, palpável.

Em outras palavras, vá para a ação com energia para fazer o que deve ser feito. E se não tiver energia para isto, crie! Esforço é necessário para que você consiga sair da zona de conforto e acessar a Zona de (Des)Conforto. Após acessar esta zona, você irá mergulhar na última zona, a Zona de Possibilidades. Mas vou falar sobre ela mais à frente quando te explicar detalhadamente as 3 zonas de transição para o sucesso.

Assine o Vlog Eu Posso, Sim! assim que terminar de assistir/ler esta postagem.

Foco

Na sua opinião, o que significa uma pessoa que diz fazer de tudo, que diz ser capaz de trabalhar em qualquer área?

Trata-se de uma pessoa generalista. Não possui foco, não possui especialidade. Significa também que obter sucesso nestas condições é muito, mas muito mais difícil, uma vez que ser visto como uma pedra rara nestas condições é quase impossível. É como uma agulha de prata em meio a centenas de outras agulhas de metal comum. É rara, valiosa; mas é difícil de ser enxergada.

Ao focar em um objetivo, a sua mente irá trabalhar ao seu favor para contribuir com o seu sucesso. Digamos que em seu trabalho você precise digitar uma comunicação interna para algum departamento, mas a todo momento aparecem pequenos “incêndios” a serem apagados. Então, como se trata “só” de uma comunicação interna, você vai pessoalmente apagar o incêndio. Até que, enfim, o dia de trabalho termina e você não escreveu as míseras 7 linhas do documento.

Sem foco, a produção de resultados fica defasada. E como complemento lembre-se de minha definição de sucesso:

Sucesso é a sucessiva administração de resultados.

Agora, imagine-se água, gotejando sobre a rocha. Lentamente você vai escavando, perfurando gradualmente até chegar ao outro lado. É assim que você deve agir, este é um dos 5 comportamentos do sucesso que irá fazer a diferença em suas conquistas. Focalize no local onde você vai atuar, condicione sua mente para que ela trabalhe ao seu favor e o sucesso irá chegar a ti.

Persistência

Por fim, falaremos sobre a ambicionada persistência. Eu desconheço qualquer pessoa que tenha obtido sucesso em qualquer área da vida e que tenha desistido. Desistir é derrotar-se. Persistir é a projeção do sucesso; persistir não é o sucesso em si. O sucesso é a materialização desta persistência. Note que as barreiras que surgem ao sucesso são normalmente vistas como fracasso e já tratamos sobre o tema do fracasso aqui. Se quiser pode acessá-lo agora mesmo NESTA CONEXÃO.

As pessoas comuns lidam com as barreiras como se elas fossem intransponíveis, indestrutíveis e atemporais. É impossível de atravessar, é impossível de fazê-las em pedaços e não sofrem mudança no tempo. Por este motivo que normalmente – segundo a norma cultural que temos – as pessoas olham as barreiras como se estas fossem o fim do caminho, o ponto final.

Mas as pessoas persistentes, as incomuns, sabem que toda barreira pode ser transposta. Ou pulam por sobre o muro; ou contornam, mesmo que andem mais; ou explodem-no. De qualquer modo, sabem que com o tempo encontrarão o ponto fraco daquela barreira que surgiu e atuarão naquele ponto até vencerem.

Foi a persistência que fez a lâmpada incandescente ser inventada pelo Thomas Edison; que fez o Michael Jordan se tornar o melhor jogador de basquete do mundo; que faz do Dr. Nicolelis um exímio brasileiro a ser cogitado para um prêmio Nobel.

Notou o motivo de a persistência ser o último comportamento a ser dissecado?

Sem vontade você não tem energia para ser persistente.
Sem esforço você não tem ação para promover a persistência.
Sem disciplina você não tem motivação para fazer acontecer a persistência.
Sem foco, a persistência não faz sentido, já que você pode ir para outros locais alternativos diluindo sua energia.
Sem persistência nenhum comportamento anterior tem valia, pois é como se tivessem se despedaçando no vento.

Persistir é dar solidez a ideias. Ideias que são somente energia dispersa se materializam com a persistência. Saem do mundo perfeito, ideal e vão para o confronto com a realidade.

E, aliás, é aqui que habita o segredo: ideias são ideais e, portanto, perfeitas, sem defeitos; os persistentes possuem a coragem de romper com o conforto desse mundo “perfeitinho” e ir para o mundo real, concreto, que dói, fere e faz sangrar, e que também nos faz ter prazer e sorrir. Os persistentes põem à prova as suas ideias. Desejam vê-la se concretizar. São os persistentes que constroem o mundo, que o modificam, que o colorem de cores diversas.

Se cuida, pois já estou preparando a próxima postagem dedicada a você.

Até lá!

João Lins.

Anúncios

2 comentários sobre “O Segredo dos 5 Comportamentos do Sucesso

  1. Pingback: A Paixão e a Frustração | Eu Posso, Sim!

  2. Pingback: As 3 Zonas de Transição para o Sucesso | Eu Posso, Sim!

Compartilhe seu conhecimento ou deixe suas dúvidas aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s