Os Insistentes são chatos, não é? Mas o que isso tem a ver com Sucesso?

Saudações!

Há alguns anos, durante minha graduação em Psicologia, comecei a observar em mim mesmo que tenho padrões de resposta diante de certas situações. Por exemplo, comecei a observar que determinados assuntos me causavam irritação. Isso foi um passo importante em meu autoconhecimento e na possibilidade de mudança deste padrão. Mas este post não está aqui para tratar de mim.

Na verdade, quando constatei que tenho padrões de resposta, comecei observar que cada pessoa tem um conjunto de respostas particulares. Isso não é novidade para ninguém, afinal, como dizemos, “cada cabeça é um mundo”, cada pessoa é individual, tem sua própria personalidade. Mas este ainda não é o ponto que quero chegar.

O ponto é que, posteriormente, descobri que existem mentalidades que são comuns a determinadas pessoas. Através de um livro – que irei indicar ao final deste post – descobri que existem duas mentes no que se refere a sucesso financeiro: uma mente pobre e uma rica. Também, ao final do post, vou te ensinar uma técnica que ativa em você uma mente poderosa no que se refere ao sucesso financeiro.

A mentalidade pobre é aquela que não consegue enxergar as ferramentas que possui pelo fato de não saber que elas existem. Vou traduzir: no mundo, ou na realidade, há riqueza de oportunidades e ferramentas que todos nós podemos usufruir. Mas a maioria das pessoas não consegue enxergar ou perceber estas ferramentas e oportunidades – acesse o post sobre O PODER DA PERCEPÇÃO e aprofunde este assunto.

E por que a maioria das pessoas não consegue perceber? Pelo motivo de elas olharem para a realidade e, por mais esforçadas que sejam, batem sempre no mesmo ponto da barreira que é levantada pelo Universo. Ah, um parêntese que vou levantar aqui!

Sempre que você estiver avançando rumo ao seu sucesso, uma força do Universo – Cosmo, Energia Superior, Deus ou Inteligência Superior (como gosto de chamar) – irá te testar e criará barreiras para que você aprenda como manter seu sucesso após conquistá-lo. É um teste da Inteligência Superior para que você cresça e se fortaleça.

Voltando: a barreira levantada é encarada pela maioria das pessoas, as comuns como um muro intransponível e indestrutível – acesse o post OS 5 COMPORTAMENTOS DO SUCESSO para saber mais sobre isto. Há uma parcela deste grupo que insiste, tem um pouco mais de energia do que aquelas pessoas que desistem à primeira barreira, e forçam esse muro para que ele caia até perceberem que não vão conseguir isto.

Imagina a seguinte cena:

Daniel está de frente para um muro. Ele é um cara esforçado e acredita que pode atravessar o muro e acessar o outro lado. Em seu primeiro movimento, Daniel dá socos no muro. Percebe que assim não dá. Então, ele começa a chutar. Percebe, mais uma vez, que assim não dá. Pega um martelo e começa a golpear o muro. Percebe que o muro é mais forte do que parece. Olha para aquela parede e pensa: “É, eu tentei… Deixa para lá!” E sai. Ele desistiu.

Agora,

imagina a Gabriela… Ela também é esforçada. Está de frente ao mesmo muro que o Daniel estava. Ela pode até dar socos no muro, mas ela pensa antes. Olha o tamanho do muro, analisa a dimensão e a espessura. Sai e pega uma marreta. Golpeia o muro e percebe que o muro não será derrubado assim. Então, ela amplia as possibilidades dela e pega uma corda para tentar pular por sobre o muro. Tenta e não consegue. Pega uma pá para escavar e atravessar por baixo do muro. Tenta e não consegue. Então, enfim, ela pensa mais simples e decide: “Posso ter que andar um pouco mais, mas vou rodear o muro.” E atravessa chegando ao outro lado pegando um caminho alternativo.

Qual a diferença entre os dois?

A principal característica do Daniel é ser insistente. Da Gabriela, é ser persistente.

A palavra insistência tem o prefixo “IN” que, além de significar “dentro”, dá a ideia de que algo atinge um ponto fixo. No caso, in-sistir é o mesmo que bater sobre um mesmo ponto.

Por outro lado, a palavra persistência tem o prefixo “PER” que deu origem à palavra “por” no sentido de “através”. No caso, per-sistir tem a ver com uma capacidade de atravessar algo, passar para além de algo.

A mentalidade pobre tem o padrão insistente como o único recurso de decisão, quando possui este recurso. Por isso, são as que mais desistem diante dos desafios da vida. Com este padrão, como batem apenas em um ponto da barreira, não conseguem analisar e conhecer de que é feito a totalidade do muro, qual a altura, quais as fraquezas, etc.. E só conseguem enxergar os problemas. As ideias que habitam a mente pobre são mais ou menos assim: “Droga, não consigo fazer isto!”, ou “Infelizmente, isso não vai dar certo.”, ou ainda “Por que será que nunca consigo?”.

De outro lado, o modelo mental das pessoas de sucesso é que o padrão mental delas é filtrar as barreiras que aparecem como a seguinte ideia: “Como posso atravessar esta barreira?”. Ao perguntar isto, as pessoas de mente rica usam sua mente para criar soluções, ao contrário dos insistentes. De forma persistente, a mente rica é estratégica na criação do plano que irá levá-la ao sucesso.

Agora que você pensou sobre isto, que tal pôr em prática uma técnica que as pessoas de sucesso usam?

 

Persistência: a Técnica

A persistência, como qualquer comportamento humano, pode ser desenvolvida e pode fazer parte do que você é. Vamos à técnica!

Lembre-se de um problema que tem afligido você. Agora utilize as seguintes perguntas de poder respondendo-as honestamente para si:

1-     Quais soluções existem para este tipo de problema?

2-     Das soluções que consegui descobrir, qual a mais viável e que pode beneficiar o máximo de pessoas ao mesmo tempo?

3-     Destas soluções, qual – ou quais – posso pôr em prática agora mesmo?

Fazendo estas três perguntas sempre que aparecer um problema, a sua mente estará sendo treinada para ser persistente e ter um poderoso padrão de riqueza.

E falando em riqueza, vou te indicar o livro que mudou minha percepção sobre como construir riqueza. Se você quiser comprá-lo pelo link que estou disponibilizando, receberei uma comissão e você estará tendo acesso a um conhecimento fantástico.

O livro é “Segredos da Mente Milionária” de Harv Eker. Se quiser adquiri-lo, pode ser por AQUI ou clicando na imagem abaixo.

Segredos da Mente Milionária - Eu Posso, Sim!

Segredos da Mente Milionária – Eu Posso, Sim!

Muito obrigado e até a próxima postagem!

João Lins.

Anúncios

2 comentários sobre “Os Insistentes são chatos, não é? Mas o que isso tem a ver com Sucesso?

Compartilhe seu conhecimento ou deixe suas dúvidas aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s