O que você quer ser: Pássaro ou lesma?

“Pássaro e lesma, o homem oscila entre o desejo de voar e o desejo de arrastar” (Gustavo Corção)

Lesma...

Lesma…

ou Pássaro?

ou Pássaro?

Saudações!

Hoje, vamos tratar de uma característica humana nada confortável. Aliás, em se tratando de sucesso, parece que o conforto só aparece em tempo futuro, não? (Ver Post sobre relação entre Conforto e Sucesso)

Vamos pensar em saúde.

Saúde?!

Sim, vejamos:

Muitas pessoas  (e não estou falando das que apresentam uma patologia chamada Transtorno Bipolar, o que corresponderia a cerca de 1% da população brasileira ou 8% dependendo do tipo, segundo a ABTB) apresentam um movimento sutil que varia entre o voar e o se arrastar. Essas são pessoas com as quais convivemos e vemos em todo e qualquer lugar. Pode ser você, pode ser eu, pode ser o vizinho…

Esse movimento é um movimento do desejo, aquela energia que falamos outrora no post A Preguiça Não Existe. Só que nesta discussão, o desejo está, ora direcionado para um lado, ora para outro. Oscila constantemente.

Sabe as pessoas que não conseguem finalizar uma meta, por menor que seja ela?

É o indivíduo que voa e se rasteja, oscilando constantemente. Ora é um belo pássaro, ora uma lesma, se arrastando lentamente.

Você inicia um projeto com todo gás e, de repente, a gasolina acaba no meio do rio e você morre na praia. (Confusa essa frase, né? Só brincadeirinha, mas você entendeu.)

Em outras palavras, você voa como um forte pássaro e no meio da jornada cai drasticamente a se rastejar, qual uma lesma.

Viver uma vida com desejos oscilantes é o mesmo que viver sempre em fracassos sucessivos. Mas não é isso o que você quer, afinal você está lendo um blog sobre Psicologia do Sucesso, certo?

Vamos aos fatos:

Oscilar no desejo significa que estou doente?

Não. Pelo contrário. Significa que você é perfeitamente saudável. É assim que o desejo funciona, é uma energia que é direcionada para um lado e para outro.

Ora, se oscilar é estar saudável, para que eu vou mudar isto?

Bem, estar saudável não significa que você não possa estar mais saudável. Se você deseja mais saúde emocional e física, vamos mudar esta característica.

Imaginemos o caso bastante comum de mulheres que desejam perder peso. Então, toda semana elas iniciam a dieta milagrosa da vez. E, como todos nós sabemos, nunca dá certo.

Bem, note que estas mulheres estão entre o desejo de emagrecer e o desejo de continuar no peso que estão. Voam e se rastejam constantemente.

Pergunta: com este movimento, elas saem do lugar?

Logicamente que não. Uma vez que oscilam, são como as ondas, movimentam-se para cima e para baixo. E aqui vai uma questão física: se as ondas se movimentam para cima e para baixo, como elas podem carregar objetos?

Elas só carregam objetos quando deixam de ter movimento ondulatório e quebram, como no mar. Note que as ondas que carregam objetos são aquelas que quebraram o padrão. Isso mesmo, para que as mulheres que desejam emagrecer saiam do lugar, é necessário quebrar o padrão.

Para conseguir quebrar o padrão oscilante, aconselho que você use tua mente para focalizar na meta que você traçou previamente. Mas não qualquer meta, use a técnica que ensinei no post sobre a diferença entre a cultura ocidental e oriental no que se refere a conquistas.

Paz e Sucesso.
Até mais,
João Lins.

Anúncios

2 comentários sobre “O que você quer ser: Pássaro ou lesma?

  1. Escrevendo cada dia melhor!
    Cadê o livro, João?
    No mais, só conquista quem tem um querer tão grande que explode do peito pra palma da mão.
    Força, coragem, determinação e Fé! Parceiras incontestáveis.
    Abraço!

Compartilhe seu conhecimento ou deixe suas dúvidas aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s